18 de ago de 2015

Maquiagem para Mulher Madura


Com o passar dos anos, é inevitável o surgimento de linhas de expressões, rugas e flacidez na pele do rosto. Maquiar a rosto, sem deixá-lo com aspecto artificial ou ainda mais envelhecida, se torna um desafio para muitas mulheres. Algumas cores e texturas das maquiagens devem ser descartadas, outras merecem destaque. Veja a seguir, como conseguir um visual rejuvenescedor, realçando sua beleza, mesmo depois dos 40 anos.

Sharon Stone, 57 anos

Algumas Dicas

Para uniformizar a pele

Para disfarçar os pequenos defeitos com base, corretivo e pó facial, o ideal  é optar por uma pequena quantidade de maquiagem. Ou seja, menos é mais. Em excesso, esses cosméticos acabam tornando ainda mais evidente as diferenças de relevo dos locais da pele que têm rugas. Para evitar o excesso, a base deve ser passada com um pincel, evitando que mais maquiagem que o necessário fique na pele.  Uma opção é usar base com efeito lifting, que deixa a pele mais esticada e, portanto, alivia rugas e linhas de expressão. A firmeza é imediata, mas passa depois de um tempo de aplicação.
Os corretivos devem ser preferencialmente líquidos ou cremosos, já que o pó pode marcar ainda mais as linhas de expressão. Pela mesma razão, convém evitar o uso de pó compacto ou translúcido. Mas se usar, aplique apenas nos lugares do rosto que ficam mais brilhosos, ou mesmo dispense o produto.

Para os olhos

Procure não usar sombras cintilantes, pois estas tendem a destacar ainda mais a flacidez e as dobras de pele das pálpebras. O ideal é optar por tons neutros. A paleta do marrom, por exemplo, destaca a região sem realçar as marcas da idade.
O lápis delineador também deve ser deixado de lado, pois ele pode ressaltar as rugas comuns ao redor dos olhos. O ideal é usar uma sombra escura, mais suave, para contornar os olhos. A máscara para cílios é uma grande aliada das mulheres com mais idade, já que os cílios caem com o tempo.
O ideal é caprichar no canto externo dos cílios superiores – quando as extremidades do olhos estão com os cílios mais curvados e com mais volume, dá impressão de olhos menos cansados. Na parte inferior dos olhos é melhor usar com cuidado, senão pode acabar deixando o visual pesado e os olhos caídos, anulando o belo efeito dos cílios superiores. Se os cílios inferiores estiverem escassos, melhor é não usar máscara para não evidenciar o problema.
Outra opção para driblar os cílios ralinhos são os cílios postiços. Eles  "levantam" o olhar e disfarçam o volume das bolsas, além de camuflar também pálpebras caídas. Também é possível aplicar cílios pré-permanentes, que é feito em salão, por profissional habilitado. Os cílios pré-permanentes duram de 15 a 20 dias, dependendo dos cuidados de quem os usa.
O desenho definido das sobrancelhas deixa o olhar expressivo.  Basta preencher as falhas com um pincel chanfrado e sombra (da cor mais próxima ao tom natural da sobrancelha). Mas não pode pesar a mão ao fazer esse preenchimento, porque sobrancelhas muito escuras causam efeito contrário, envelhecem.

Para a boca

Antes de passar o batom aplique um lápis de contorno labial, que ajuda a dar um desenho bonito aos lábios, que podem perder o formato em consequência do aparecimento de rugas na região. O mais indicado é escolher um lápis de cor bem próxima a do batom, o que evita que as tonalidades destoem e deixa a maquiagem mais bonita. Outra dica é usar batons de textura mate, que são menos cremosos e, por isso, cobrem bem as marcas dos lábios. Os tons nudes caem melhor para os lábios finos, típicos da idade madura.

Maçãs do Rosto

Use um blush mineral (que não contém talco e tende a ressecar menos a cútis) em tons clarinhos, como pêssegos e rosinhas, ou bem próximos à cor da pele, disfarçam a flacidez das bochechas e trazem leveza à maquiagem. Aqui também vale a regrinha do efeito matte, nada de blush com brilho.  Para levantar o semblante, o iluminador também pode ser usado em alguns pontos do rosto: no canto interno dos olhos, logo abaixo das sobrancelhas, e nos maxilares, bem acima do blush.

E como diz Carolina Herrera: "Quanto mais idade, menos maquiagem – esse é o segredo para valorizar a beleza depois de um certo tempo", resume uma das mulheres mais bem vestidas do mundo, ícone de beleza e elegância.

Nenhum comentário: