18 de mar de 2008

Sobrancelhas Perfeitas

Apesar de muita gente considerar as sobrancelhas apenas um detalhe, elas são a moldura do rosto. Elas podem ser grossas, curvadas ou fininhas. E sobrancelhas bem delineadas fazem a diferença, podendo até deixar a pessoa com um aspecto mais jovial, além de ajudarem no bom resultado de uma maquiagem. E não pense que tirar as sobrancelhas é apenas um "privilégio" das mulheres. Os homens também estão aderindo, principalmente os que têm sobrancelhas muito grossas ou juntas. Eles ficam mais bonitos e com uma aparência mais limpa.

Se você não tem habilidade para a remoção dos pêlos, a solução é recorrer a um profissional especializado, um Designer de Sobrancelhas. Ao menos na primeira vez que se você for modelar as sobrancelhas, é preciso, para que ele as defina em harmonia com seu rosto. Dessa forma, você não corre o risco de arrancar pêlos a mais, nem de deixar as sobrancelhas desiguais. Lembre-se de que os pêlos demoram uns 15 dias para crescerem de novo e, quando são muito arrancados, tendem a desaparecer.

Importante dizer é que sempre se deve levar em conta o traçado natural e se guiar por ele.

Evite depilar suas sobrancelhas com cera depilatória, pois, com o tempo suas pálpebras ficarão flácidas.

Muitas pessoas acreditam que tirar as sobrancelhas é uma tarefa fácil, mas na verdade não é. Um erro nessa região é fatal e o resultado é uma aparência péssima por várias semanas. Às vezes, por meses! O intervalo ideal para fazer a manutenção é de 15 dias, assim a sobrancelha não perde o formato.

Tirar os pêlos em excesso é o erro mais comum que nós, mulheres, cometemos. Por isso, insisto, que o melhor a fazer é tirar as sobrancelhas sempre com um profissional. Se você não tem dinheiro ou tempo pra isso, apareça no salão pelo menos uma vez por mês, depois é só acompanhar as “linhas” em casa.

MEDIDA PADRÃO DAS SOBRANCELHAS:

  • INÍCIO: paralelo ao final da aba do nariz, trace uma linha, passando entre o canto interno do olho e do nariz.
  • ALTURA: posição em que o maquiador começa a arquear a sobrancelha. Deve ser do meio da íris para fora.
  • FINAL: localizado no fim de uma linha imaginária traçada da aba do nariz, passando pelo canto do olho até atingir a raiz do cabelo.

Para identificar a simetria nos cantos internos, coloque verticalmente, um lápis nos lados externos da base do nariz: a ponta deve coincidir com o início das sobrancelhas, caso passe ligeiramente, não altere, deixe como está.

Para identificar os cantos externos, coloque o mesmo lápis na base do nariz e alinhe a ponta com os cantos externos do olho; marque o final das sobrancelhas exatamente aonde termina o marcador. Frente ao espelho, verifique se os dois lados estão equilibrados.

Atenção à curvatura em olhos fundos ou caídos: para encontrar o local certo, basta olhar para o espelho e traçar uma linha imaginária entre a pupila e a sobrancelha. O ângulo correto está aí, mas não exagere na remoção, pois sobrancelhas com formato de acento circunflexo deixaram de ser moda há anos.

O início e o final da sobrancelha devem ser na mesma altura. Não há regras: algumas devem ser depiladas em todo o contorno, outras apenas no arco superior ou inferior, ou ainda, apenas nos cantos externos ou internos. Finas e ralas nem sempre devem ser depiladas, mas há formas de depilar que parecem aumentar o volume.

EM CASA:

  • Escolha um local bem claro, de preferência à luz do dia;
  • Penteie os pêlos para cima com uma escovinha própria: se ultrapassarem a parte mais alta do arco, apare com uma tesourinha;
  • Com um lápis de contorno para olhos ou sobrancelhas, faça o desenho ideal. Na dúvida sobre o formato, retire a menor quantidade de pêlos;
  • Elimine os pêlos que estão além do traço ideal que você criou.
  • Remova um só pêlo de cada vez e na direção do seu crescimento, o mais rápido possível.

Não há regras para sobrancelhas, elas precisam ser adaptadas caso a caso. Sobrancelhas grossas demais podem não causar uma imagem de limpeza e de harmonia com o rosto. Se a sobrancelha é curta, não se pode encurtá-la ainda mais na parte central. Abrir espaço entre as sobrancelhas dá a sensação de que o nariz está se alargando e isso altera a estrutura do rosto. Se o desejo é afilar o nariz, deve-se diminuir mais o espaço entre as sobrancelhas.

Mexer nas sobrancelhas é uma escolha de cada um. Mas saiba que, se tirá-las em excesso, pode descaracterizar o rosto. Elas devem parecer naturais.

As sobrancelhas devem ter a cor dos cabelos. Para cabelos grisalhos, o lápis de sobrancelhas deve ser cinza, principalmente se os olhos forem azuis. Para cabelos louros e dourados, lápis marrom. Para cabelos ruivos, acobreados e castanhos, lápis marrom-avermelhado. Para manter as sobrancelhas penteadas, use uma máscara para cílios incolor ou um fixador de cabelos.

A maioria das negras não tem sobrancelhas espessas. Assim, deve-se pigmentá-las com cor mais forte nos matizes de marrom ao chocolate. Se a pele for de um tom muito escuro, vale o lápis preto mesmo.

Apenas em último caso recomendam-se as sobrancelhas com tatuagem, micropigmentação ou dermopigmentação. A pigmentação definitiva da pálpebra dificilmente poderá ser mudada. Não é como um cabelo frisado, no qual se faz escova e ele fica liso, voltando a frisar depois de molhado. Por isso, mais vale lançar mão de truques de maquiagem que as alteram de diversas formas e que saem com um demaquilante. Eu sugiro o uso de Henna para corrigir falhas, pois com o tempo, ela vai desbotando e não é definitivo.

Nenhum comentário: