4 de mar de 2008

Automaquiagem

Depois de mais de 1 mês de férias, estou retornando. Recebi alguns emails pedindo que eu escrevesse sobre automaquiagem. Apesar de não ser maquiadora, conheço um pouco do assunto, pois convivo e trabalho há anos com cosméticos.
Todas sabemos que um dos segredos da mulher moderna e bem-sucedida está em seus cuidados diários com a aparência, pois isso conta muito na vida profissional, pessoal e aumenta a auto-estima.
Antes de iniciar a maquiagem, a pele deve estar limpa e hidratada, para poder receber a base, que dará um aspecto uniforme e suave.
Vamos ao passo-a-passo:
1. Base: pode ser em creme, líquida ou de duplo efeito. Procure usar um tom parecido com sua cor. Espalhe muito bem, de preferência, com uma esponja facial.
2. Pó Facial: ele fixa a maquiagem, mas é necessário saber usá-lo corretamente para que não realce as imperfeições. Dê preferência à versão translúcida ao invés da compacta. Um detalhe: nas peles mais maduras, é necessário ter muita cautela ao usar base e pó, pois eles podem aumentar as imperfeições. Para esses casos, indico a duo base, que contém pigmentos hidratantes e não recomendo o uso do pó.
3. Blush: é um coringa, pois confere um ar saudável ao look, além de servir para aumentar ou diminuir o contorno facial.
4. Sobrancelhas: elas não podem ser esquecidas; precisam ter um traçado natural sem pêlos sobrando.
5. Sombra: existem cores adequadas para o dia e para a noite, de acordo com a tonalidade da sua pele.
6. Lápis: seu uso tem um segredo: em olhos pequenos, deve ser passado por fora da raiz e em olhos grandes, passa-se por dentro. Essa dica serve para o delineador também.
7. Máscara para cílios: passe nos cílios superiores e inferiores, cuidando sempre para não borrar as pálpebras. Sugiro duas camadas nos cílios superiores, pois alongam e dão volume; sem contar que deixa o olhar mais bonito e sedutor.
8. Contorno de lábios: lembre-se que ele serve para corrigir e definir o traçado dos lábios e para não deixar escorrer o batom. Mas ele não deve aparecer, tem que ser sutil e no mesmo tom do batom.
9 . Batom: item que não pode faltar numa produção. Lembre-se que os tons escuros diminuem e os claros aumentam.

Nenhum comentário: