26 de set de 2007

Pés Saudáveis e Bonitos

Devido a todo esforço que impomo-lhes diariamente, passando horas seguidas em pé ou sentados, correndo ou andando e, ainda tendo que suportar o abafamento dos sapatos fechados ou tênis, a pele dos pés é mais espessa. Se por um lado isso os protege, por outro deixa-os sujeitos a uma série de problemas, que nós mesmos podemos evitar, tomando alguns cuidados.
*A cada 15 dias lixe as unhas para diminuir o comprimento e aparar eventuais lascas.
*Coloque os pés de molho em água morna com sabonete neutro. Quando a pele estiver amolecida, empurre a cutícula e, se necessário, use um alicate para remover cantos duros ou excessos de pele. Depois passe uma base para unhas e esmalte de sua preferência. Eu, particularmente, prefiro as cores claras, pois dão uma aparência de limpeza, ao contrário dos esmaltes escuros.
*Por ser mais espessa, a pele dos pés é propensa a desenvolver calosidades, ressecamento e rachaduras. Para evitar que isso ocorra, no seu banho diário, passe uma lixa fina específica para os pés, nas regiões de pele mais grossa, principalmente nos calcanhares.
*Use um creme hidratante à base de uréia ou vaselina salicilada, ambos encontrados em farmácias de manipulação.
*Se você tiver ficado em pé ou caminhado durante muito tempo, use um creme com cânfora para aliviar o cansaço e deite com os pés elevados, apoiados sobre um travesseiro ou uma almofada.
*Use sempre meias macias e no seu tamanho apropriado, assim evitará o aparecimento de bolhas, calosidades e calos.
*Procure sempre usar sapatos confortáveis, que sejam flexíveis, tenham ponta ampla para os dedos, salto baixo e largo. Aí está a grande dificuldade para nós mulheres, aliar conforto, beleza e elegância. Gostamos de usar sapatos de salto alto e de bico fino, o que faz aumentar a incidência do joanete. Portanto, esses tipos de sapatos devem ser usados com moderação. Um sapato que não sirva direito pode causar joanete ou outras deformidades. Pessoas que só andam de salto alto apresentam encurtamento dos tendões, e devem ser orientadas para fazer alongamentos musculares diários.
*Os pés devem ser tratados desde jovem, para impedir problemas funcionais. Se o apoio do pé, por exemplo, for irregular pode ocasionar o aparecimento de calos. Nestes casos, a correção da pisada, o uso de palmilhas, a ajuda do podólogo e a consulta ao ortopedista ajudarão muito.
Como livrar-se dos problemas mais freqüentes:
Frieira - causada por um fungo é a mais comum das micoses. A melhor maneira de impedir a sua instalação entre os dedos é secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia. Além disso, nunca fique descalço em banheiros públicos. A dica também vale para outros tipos de micose, como aquelas que provocam descamação.
Unha encravada - para evitá-la corte a unha sempre reta, sem deixar pontas. Se o problema já estiver em fase avançada, existem técnicas usadas por podólogos (especialistas em pés) para fazer voltá-las à curvatura normal.
Chulé - para eliminá-lo, algumas medidas simples são necessárias. Use meias de algodão, que absorvem a umidade. Não use o mesmo sapato por dias seguidos, cada vez que você calça eles ficam úmidos e assim não tem tempo para secar.
Micose de unha - às vezes, o atrito com o sapato pode descolar uma parte da unha, favorecendo a entrada de fungos muito resistentes. Por isso, evite retirar as pele nos cantos e sob a unha - o que pode soltá-las ainda mais.
Joanete - Para cada homem, existem 20 mulheres com o problema. A culpa é dos modelos dos sapatos femininos, principalmente de bico muito fino. A única solução para o joanete é a cirurgia, que sofreu várias inovações nos últimos anos, com técnicas mais modernas e eficazes na correção do problema.

4 comentários:

Taís Luso de Carvalho disse...

Oi, Jane, mas que foto, heim? Pé assim encotramos 1 em cada 100.000!rsrsrs
Gostei, mas pezito assim não vai dar pra ter! Menos, um pouquinho...

Beijos, ótima matéria.
Taís

Fernanda Barcellos disse...

Olá Jane! Encontrei seu blog pesquisando cuidados e beleza para os pés. Espero que não se chateie, mas coloquei uma parte desta reportagem também em meu blog, pois como faço chinelos bordados, sempre intercalo algumas dicas de cuidados para os que acessam também. Também coloquei a fonte em que retirei, no caso, seu endereço, e também estou como seguidora no seu blog. Sucesso e parabéns!!!

Jane F. Carvalho disse...

Oi Fernanda, tudo bem?

Sem problemas!
Vi tua postagem e está tudo perfeito.
Boa sorte e se precisares de alguma dica, conta comigo.

Um beijo,

Anônimo disse...

Oi pessoal,
falando em saúde dos pés conheci a marca Doctor Pé, e desde que comecei a usar notei uma grande melhora em relação à aparência e saúde dos meus pés. Por isso indico pra vocês!
Visitem o site: http://www.lojadoctorpe.com.br
Espero que gostem !