7 de ago de 2007

Tratamentos para as Mãos

A grande maioria das pessoas cuidam da aparência do rosto, esquecendo-se do pescoço, colo e mãos, regiões que acabam revelando a idade. Hoje existem vários tratametos que melhoram manchas, rugas e flacidez destas áreas, tornando-as mais semelhantes ao rosto.
As mãos merecem também muito cuidado uma vez que sofrem ação do tempo (envelhecimento cronológico), ação do sol (fotoenvelhecimento) e ação dos agentes químicos que constantemente entram em contato, e que no mundo de hoje não são poucos.
É necessário ter o hábito diário de cuidar das mãos, assim como do rosto, pescoço e colo. Fazer uma esfoliação, usar cremes hidratantes e filtro solar. Para as pessoas que dirigem automóveis, os cuidados devem ser dobrados, pois as mãos estão expostas ao sol direto.
Além dos tratamentos com cremes hidratantes e esfoliantes, que podem e devem ser usados diariamente, a dermatologia dispõe de diversos meios e tratamentos para retardar o envelhecimento cutâneo das mãos e para melhorar sua aparência. Os mais utilizados são o peeling, laser, nitrogênio líquido e a radiofreqüência.
Tais tratamentos são realizados por médicos dermatologistas, em clínica, sem necessidade de internação e alguns podem ser executados por esteticistas.
Peeling: Utilização de substâncias químicas, para agredir os locais manchados. São usados vários tipos de ácido como: ácido retinóico 2 a 5%, ácido tricloroacético 10 a 20%, ácido glicólico 70%. O ácido mais usado é o tricloroacético que pode estar na forma líquida ou em pasta.
Laser: Laser é uma luz especial que é emitida por um aparelho com diferentes fontes de energia. Esta luz penetra na pele, identifica-se com um alvo através de um comprimento de onda específica.
Nitrogênio Líquido: É um elemento químico em forma líquida, que é colocado na mancha. Esta aplicação é em forma de spray, provocando uma queimadura pelo frio. O local fica branco, pelo congelamento. É usado sobre as manchas.
Radiofreqüência: Aparelho com onda de rádios que atinge as manchas provocando um tipo de queimadura que irá eliminar a mancha. O aparelho é ligado na tomada e no local é encostada uma ponteira que elimina o calor.

2 comentários:

Luís Augusto disse...

Tá ótimo teu blog.

Um beijo!

Denise disse...

Amei seu blog!!! Quanta informação legal! Faça uma visita pra mim também!