19 de jul de 2007

Estrias

A estria é uma cicatriz. Quando a pele estica muito, as fibras da camada inferior da derme, que são elásticas e formadas por colágeno, não agüentam e se rompem. Aí aparecem as estrias, que mudam de cor com o tempo: - as estrias jovens, quando surgem, são linhas vermelhas, ainda inflamadas e mais fáceis de tratar. - as estrias antigas são brancas, mais fundas e o tratamento é mais demorado. Fatores que predispõe às estrias:
Alterações hormonais, comuns na adolescência e na gravidez;Uso de determinados hormônios e corticosteróides por via oral;Hereditariedade;Engordar e emagrecer;Gravidez e crescimento da puberdade, devido ao estiramento da pele e às alterações hormonais;Em alguns casos, o esforço excessivo para ganhar massa muscular.
Tratamentos:
Ácido retinóico tópico.Indicado no estágio inicial. Age na neovascularização do tecido, remodelando o colágeno.Contra indicado na gravidez. Intradermoterapia.Mistura de substância (condroitinosulfato e ácido hialurônico) vasodilatadores e anestésicos, injetada em toda a trajetória da estria para estimular as fibras elásticas. O trauma interno provocado pela agulha ajuda a preencher a estria porque também promove a remodelação do colágeno. Peelings ou quimioesfoliação.Esfolia a pele e estimula a produção de colágeno e elastina. Melhora a textura e a firmeza da área. Microdermoabrasão.Esfoliação com cristais de alumínio. Age como o peeling com menor intensidade. Laser Quantum DL ou Colltouch.Provoca uma retração das fibras elásticas, afinando as linhas e melhorando a textura da pele. Num primeiro momento, a pele pode ficar rosada. Efeitos visíveis, dois meses após o fim de cada sessão. Aconselhável um mínimo de três sessões, uma vez por mês.
Prevenção:
O ideal é prevenir. O uso de cremes hidratantes e antiestrias, à noite, é importante. Uma pele bem nutrida é mais elástica e resistente.O ácido retinóico, que estimula a reorganização do colágeno e a neovascularização local, também pode ser aplicado em casa, uma a duas vezes ao dia, associado à hidratação e à proteção solar, mas sempre com orientação de um especialista ou esteticista. Qualquer que seja o estágio do problema é importante manter cuidados rotineiros com a aplicação de cremes e a prática de exercícios, que melhoram a oxigenação e a elasticidade dos tecidos. *Evite banhos longos e quentes; *Não use esponjas durante o banho; *Use sabonete de glicerina; *Evite o uso de sabonetes bactericidas. Eles renovam as bactérias ruins e também as boas; *Óleos de banho lubrificam, mas não hidratam. O que realmente hidrata são produtos à base de uréia ou alfa-hidroxiácidos; *Depois do banho, deixe um pouco de água no corpo e aplique o produto; *Cremes hidratantes normais pouco ajudam para evitar o aparecimento de estrias; *Cremes que contém cortizona provocam estrias.

8 comentários:

Taís Luso de Carvalho disse...

Oi, Jane, ótima matéria!
Não há dúvidas que estás com o 'Serviço de Utilidade Pública' na rua!
Beijão, guria!
Taís

Anônimo disse...

Jane,
Passei um e-mail pra vc. Preciso falar urgente c/ vc/ para uma reportagem. Se não receber o e-mail, peço entrar em contato c/ dirleyfer@ig.com.br.
Obrigado,
Dirley

Andressa disse...

olá a matéria é muito boa,mas eu só uso e gosto mais de óleo do que creme,POR FAVOR me indique um óleo que possa hidratar e evitar estrias,pois quero me preparar para uma grávidez sem estrias.Espero uma resposta.Bjos e obrigada.

Jane Figueiredo Carvalho disse...

ANDRESSA,
Por favor, mande seu email para que eu possa responder só para você.
Aguardo.
Jane

Anônimo disse...

Olá Jane, Boa noite.
Após a minha grávidez,adquiri muitas estrias na regiao da barriga, e isso passou a me incomodar mt,como tenho a pele escura, n sei definir se as estrias ainda são novas ou nao.A minha gravidez foi a 1 ano e 6 meses atras. Gostaria que me indicasse qual o melhor metodo para ameniza-las o mais rapido possivel.
Atenciosamente, Marcia.
marcya_sousa@yahoo.com.br

Leo ou Katinha disse...

OI, JANE, AMEI SUA MATERIA, PORÉM FIQUEI COM UMA DÚVIDA.
* PQ NÃO USAR ESPONJA NO BANHO E POSSO SUBSTITUIR PELO QUE?

Jane F. Carvalho disse...

Oi Katinha,

E você acha que é preciso se esfregar com uma esponja, como se sua pele fosse uma panela de alumínio? Basta se lavar, passando o sabonete diretamente na pele. Afinal, ninguém é tão sujo assim, concorda? (risos). Além disso, não sou à favor do uso de esponja ou bucha no banho, acho sujo, cria fungos...

Abraço!

Jane

Dra. kátia Ferreira disse...

Saiu a minha reportagem no Blog Hiper Fashion!!!
Segue o link para vocês lerem.
Reportagem http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=noticia&id=1361&jn=1

Abraços, dra. kátia Ferreira
www.estheticenter.com.br