21 de mai de 2007

Olheiras

As olheiras são alterações do tecido que pode apresentar retenção de líquidos e também ficar escurecido. Esse tecido ao redor dos olhos tem uma transparência, uma transluscência que permite que se veja mais os vasos sangüíneos. Se a pessoa tem uma herança genética ou uma história familiar de pré-disposição, naturalmente, ela vai apresentar. As mulheres, depois dos 25 anos ou antes, em função de alguns estados debilitados de saúde, podem apresentar olheiras.
Há outras causas também para as olheiras, como a falta de sono, deficiência de vitamina K, TPM (tensão pré-menstrual) e machucados.
A exposição ao sol, especialmente durante o verão, pode causar um nível acima do normal de pigmentação (melanina) abaixo dos olhos, inclusive nas pessoas com a pele mais escura. As pessoas ficam bronzeadas porque a exposição ao sol aumenta a pigmentação natural da pele. O mesmo princípio se aplica à pele abaixo dos olhos.
O que fazer quando você acorda com olheiras? Aquele ar cansado, pesado que deixa qualquer mulher louca de raiva. Conseguimos corrigir, esteticamente, com um corretivo. Ele deve ser no tom da pele da pessoa, nada de muito claro. Para quem têm olheiras muito escuras (arroxeadas), o ideal é usar um corretivo amarelado para esconder a mancha.
Outra sugestão é fazer drenagem linfática. Se você tem bolsa sob os olhos, a drenagem linfática tem como diminuir a retenção de líquidos. Ela também é interessante, porque aumenta a imunidade do tecido. Se você tem menos toxinas no tecido, ele fica mais saudável. O laser também tem sido usado. Já vi excelentes resultados, só que é um tratamento menos acessível a grande maioria das pessoas. A vitamina K-1 é utilizada em cosméticos para melhorar essa região que possui uma vascularização delicada.
E as receitas caseiras como chá de camomila gelada, batata, pepino nos olhos. Isso ajuda a diminuir as olheiras? Eu não creio. Com esse tipo de ação, conseguimos refrescar a região, fazendo uma pequena vaso constrição. A pele, até que se prove o contrário, é impermeável. Ela não é um órgão que permita a entrada de substâncias. Muito pelo contrário, ela é uma barreira. Para você conseguir uma penetração, deve-se que vetorizar muito esse cosmético ou produto. Usam-se, então, os lipossomas, as nanosferas, os fitossomas que são justamente membranas fosfolipídicas. O que é isso? É um corpinho gorduroso, microscópico, que tem uma afinidade grande com a membrana celular e que, em contato com a pele, consegue liberar os ativos profundamente na camada epidérmica. Se você colocar uma batata sobre a pele, dificilmente o ativo da batata vai conseguir fazer alguma coisa. Eu acredito que o ato de relaxar e colocar a compressa fria é que tem uma ação benéfica. O chá de camomila é calmante, como todo mundo sabe. Quanto mais gelado for, melhor pelo mesmo motivo anterior. Agora, isso vai curar? Não. É somente paliativo.
Sugestões de produtos: 1. Corretivos Mary Kay (Ivory, para peles branquinhas; Beige, para peles morenas e Yellow, para olheiras arroxeadas); 2. Gel Suavizante para a área dos olhos MK (com efeito calmante, reduz o inchaço, fornece hidratação a curto prazo, aumentando a umectação da pele em 130%).
Maiores informações ligue para: 08007020738

3 comentários:

Taís Luso de Carvalho disse...

Jane, parabéns pela escolha da matéria! Se há coisa desagradável são as olheiras. Concordo, é um sintoma de algo que não vai bem e teu texto está bem elucidativo quanto a isso.
Beijos
Taís

Anônimo disse...

Eu tenho olheiras bem escuras, desde que entrei na universidade, tenho uma amiga que me recomendou um serum com vitamina k e haloxyl, ela diz que funcionou muito bem com ela, que ja tinha tentado muita coisa, e que nada tinha funcionado, será que me podiam dar uma opinião? la eles dão a mesma explicação que vocês para a causa das olheiras, estou tentanda a comprar, mas ainda na duvida ela me deu este endereço www.rostomilionario.com

Fabí Madruga disse...

Há várias maneiras de se combater essas inconvenientes manchas de panda!

Das mais caseiras, como pepino, compressa de chá de camomila, compressa gelada de soro, e a famosa tática das colheres deixadas no congelador (sempre repito essa dica no meu blog e é um sucesso! Basta manter 2 colheres de sopa no congelador, e, de manhã, pressionar de leve uma sobre cada um dos olhos por 15 segundos).

Já em relação a creme, adoro o Elyplex2, que é um 2 em 1 que deve ser usado de dia e de noite. Mas, quem já ouviu falar em Hipoglós para olheiras, saiba que não é lenda não: funciona mesmo!

Se o foco é a camuflagem, os corretivos rosados ou avermelhados são os mais indicados para as olheiras escuras. Por cima, basta usar um corretivo um tom mais claro que o da sua pele.

Espero que a dica ajude! Nosso post sobre o assunto é um dos que mais rende visitas, portanto, as olheiras devem mesmo atormentar muitas das leitoras!

www.experimentaamiga.blogspot.com